quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

VOLTA ÀS AULAS IMPACTA O ORÇAMENTO DE 85% DOS BRASILEIROS

No início do ano, as compras de material escolar já movimentaram as famílias brasileiras. Em 2024, os gastos com itens escolares chegaram a R$ 49,3 bilhões, representando um aumento de 43,7% desde 2021. Para 2025, a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE) prevê uma alta de 9% nos custos, influenciada pela inflação, alta do dólar e aumento nos custos de produção e frete.

A pressão no orçamento levou muitas famílias a optarem por parcelamentos. Uma pesquisa do Instituto Locomotiva mostrou que 39% das famílias da classe C devem parcelar suas compras. Um levantamento do Procon-SP oferece variações de até 269% nos preços de itens como cadernos e lápis entre papelarias.

Apesar do custo elevado, as tendências para 2025 prometem itens personalizados e modernos. Produtos com glitter, tons pastéis, neon, holográficos e acessórios como chaveiros e pingentes estão em alta. A personalização também ganha força, com a crescente demanda por cadernos e etiquetas com o nome do aluno.

A GIV Gráfica Online, que abastece papelarias em todo o Brasil, registrou aumento de 7% na produção de itens como cadernos, lápis e canetas, com expectativa de crescimento de 17% neste início de ano letivo. Mesmo com desafios econômicos, as famílias se preparam para atender às necessidades escolares e às tendências do mercado.

0 comments:

CURTA!