A campanha de lançamento da Starlink Direct to Cell já foi iniciada nos Estados Unidos. A novidade permite a conexão de celulares à internet por meio dos satélites da empresa comandada pelo bilionário Elon Musk. A ideia, segundo a empresa, é conseguir atingir e oferecer conexão até mesmo nas áreas mais remotas.
De acordo com a Starlink, a rede Direct to Cell aproveita a infraestrutura já construída pela empresa nos últimos anos. Os satélites se conectam à constelação de satélites Starlink, o que permite a conexão sem exigir infraestrutura terrestre dedicada.
O programa funciona em parceria com operadoras, como a T-Mobile e já foi aprovado pela Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos Estados Unidos. “Trabalhamos em estreita colaboração com a Comissão Federal de Comunicações (FCC) para obter a autoridade inicial para lançar e testar nossos satélites em tempo recorde, e continuaremos a trabalhar com eles para encontrar maneiras inovadoras de conectar pessoas e salvar vidas em emergências”, diz comunicado no site da empresa.
“Estamos trabalhando em estreita colaboração com reguladores ao redor do mundo para levar este serviço aos seus países o mais rápido possível”, diz.
Por enquanto, a internet por satélite está sendo testada para mensagens de texto. Ligações de voz, dados e internet das coisas estão previstos para 2025.
*O TEMPO
0 comments: