quarta-feira, 17 de julho de 2024

COMITÊ DA CÂMARA DOS EUA INTIMA DIRETORA DO SERVIÇO SECRETO PARA EXPLICAÇÕES SOBRE ATENTADO A DONALD TRUMP

O Comitê da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos emitiu uma intimação à diretora do Serviço Secreto, Kimberly Cheatle, para que ela compareça ao órgão e esclareça as falhas que levaram ao atentado contra Donald Trump. A intimação, assinada pelo presidente da comissão, o deputado republicano James Comer, do Kentucky, foi emitida nesta quarta-feira, 17 de julho.

Comer afirmou que não houve "novidades significativas ou informações" compartilhadas com o comitê desde o atentado, ocorrido no sábado, 13 de julho. O presidente do comitê acusou o Serviço Secreto de "falta de transparência e falha em cooperar" com o órgão.

A diretora Cheatle tentou explicar a falha no esquema de proteção durante o comício eleitoral de Trump. Segundo ela, havia um "fator de segurança" que impediu o deslocamento de um agente para o "telhado inclinado" onde estava o atirador, Thomas Matthew Crooks, a 150 metros do comício. "Esse edifício em particular tem um telhado inclinado em seu ponto mais alto. E então, você sabe, há um fator de segurança que seria considerado lá, que não gostaríamos de colocar alguém em um telhado inclinado", disse Cheatle à ABC News na terça-feira, 16 de julho. "E então, você sabe, a decisão foi tomada para proteger o prédio por dentro", acrescentou.

Segundo a imprensa americana, Crooks, de 20 anos, permaneceu naquele telhado por 30 minutos antes de disparar o primeiro tiro. Ele conseguiu escapar do Serviço Secreto e das autoridades policiais locais três vezes antes de chegar ao telhado.

0 comments:

CURTA!