quarta-feira, 24 de julho de 2024

BAHIA CONFIRMA DUAS MORTES POR FEBRE OROPOUCHE

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou duas mortes por febre oropouche após análises da Câmara Técnica de Análise de Óbitos. A doença, causada pelo vírus Orthobunyavirus oropoucheense (Orov) e transmitida por mosquitos, levou à morte uma mulher de 21 anos, moradora de Valença, em 27 de março, e outra de 24 anos, residente de Camamu, em 10 de maio.

As vítimas apresentaram sintomas como febre, dor de cabeça, dor retro-orbital, mialgia, náuseas, vômitos, diarreia, dores em membros inferiores e fraqueza. Ambas evoluíram para casos mais graves com manchas vermelhas e roxas, sangramentos e queda de hemoglobina e plaquetas. O Ministério da Saúde investiga outra morte suspeita em Santa Catarina.

Em 2023, houve 832 casos confirmados de febre oropouche no Brasil, e em 2024, esse número saltou para 7.236, espalhados por 16 estados. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu um alerta epidemiológico destacando o aumento de casos na Amazônia e a possível transmissão vertical do vírus Orov durante a gestação. O Ministério da Saúde recomenda reforçar a vigilância em saúde e orientar a sociedade sobre a doença, que não possui tratamento específico e é similar à dengue em seus sintomas.

0 comments:

CURTA!