quarta-feira, 12 de junho de 2024

SÃO JOÃO: CERCA DE 153 MIL PESSOAS DEVEM SAIR DE SALVADOR PELA RODOVIÁRIA

Com o São João batendo na porta, a população começa a se deslocar para o interior baiano para celebrar a festa de forma mais tradicional. Muitos  municípios são conhecidos por sediar populares eventos festivos, como quadrilhas, apresentações de bandas e artistas locais, guerra de espadas e arraiás. Mas, é preciso se programar com antecedência, principalmente porque o movimento de saída da cidade é intenso nesta época.

Para que seja possível comportar todos os passageiros que planejam viajar com o São João em mente, a Agerba vai disponibilizar além dos 540 horários oficiais diários, outros 400 horários extras no período.

Segundo o órgão, aproximadamente 153 mil pessoas deverão deixar Salvador, pelo Terminal Rodoviário de Salvador, a todo interior do Estado, entre os períodos de 18 a 24 de junho.

De acordo com a Agerba, as cidades mais procuradas são: São Francisco do Conde, Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Cachoeira, São Félix, Muritiba, Castro Alves, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Cruz das Almas, São Felipe, Irecê, Itaberaba, Piritiba, Itabuna, Ilhéus, Ibicuí, Porto Seguro, Litoral Norte, Chapada Diamantina, Alagoinhas e Serrinha.

"Tradicionalmente, o período é o mais procurado e o cidadão deve antecipar a compra da passagem. Até o momento, há a procura por passagens para linhas em direção à Castro Alves, Amargosa, Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Macaúbas, Seabra, Itabuna, Itapetinga, São Felipe, Irará, Jaguaquara, Vitória da Conquista, Ubatã. À medida que a demanda aumente, as empresas vão solicitando horários extras.", afirmou a Agerba por meio de nota.

Saída da cidade

"Vou para a Capela do Alto Alegre, já fui pra Cachoeira e Riachão do Jacuípe. O São João de Capela do Alto Alegre é antecipado, como eu sou de lá, a maioria das pessoas que são de Capela e que moram fora se encontram nesse período, [o encontro] sempre acontece em um final de semana antes do festival propriamente dito.", diz Aryvaldo Almeida Silva, fotógrafo de 47 anos.

"É uma tradição, o quê que as pessoas dessas cidades próximas fazem é, elas combinam de no mês de junho todo final de semana ter São João em uma cidade, para uma não chocar com a outra e ter público em todas.”, adiciona Almeida.

“Viajo para Capela, volto para Salvador pra trabalhar e depois vou para a de Riachão. Nunca viajo nos períodos que engarrafa, ou eu vou um dia antes ou já após todo mundo sair de Salvador, sempre vou antes ou depois desse período crítico. E no retorno também, como eu sou autônomo, venho sempre um dia depois do fluxo.”, completa.

*TRB

0 comments:

CURTA!