Na manhã desta sexta-feira (24), a Polícia Federal deflagrou a Operação Jerimum, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso especializado em fraudar licitações na Prefeitura Municipal de Jeremoabo. A operação visa contratos irregulares na área de transporte escolar, marcados por superfaturamento e desvio de recursos públicos.
O esquema envolvia o uso de "laranjas" como proprietários das empresas contratadas para ocultar o real beneficiário da fraude, além de alterações na razão social das empresas para disfarçar a continuidade das atividades criminosas. Novas empresas pertencentes ao mesmo grupo criminoso também eram incluídas para participar das licitações fraudulentas.
Mesmo com licitações realizadas por pregões eletrônicos, documentos e links necessários para a participação de outras empresas não eram disponibilizados adequadamente, restringindo a concorrência e gerando desclassificação das participantes.
Aproximadamente 30 policiais federais cumpriram seis mandados de busca e apreensão em Jeremoabo e Paulo Afonso, inclusive na Secretaria Municipal de Educação de Jeremoabo, para recolher evidências e identificar outros envolvidos ainda não descobertos.
A operação recebeu o nome "Jerimum" em referência à origem do nome do município Jeremoabo, que significa "plantação de abóboras" em Tupi. A Polícia Federal continuará as investigações para mensurar os prejuízos e identificar mais integrantes da organização criminosa.
0 comments: