Na última segunda-feira (11), o Axé Fly, equipe de estudantes do curso de engenharia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), conquistou o prêmio internacional na competição SAE AeroDesign East 2024. O campeonato aconteceu na Flórida, nos Estados Unidos, com o objetivo promover o intercâmbio de técnicas e conhecimentos do segmento. Na ocasião, o grupo ficou em 1º lugar na classe regular, 2º lugar de performance em voo, 3º lugar de relatório técnico e com o 4º lugar na apresentação oral.
Segundo André Castro, capitão da equipe, o desafio consiste no projeto de uma aeronave rádio controlada a partir do zero para participação em competições. Com isso, a proposta envolve o desenvolvimento, construção e validação de uma aeronave cargueira não tripulada, com base nas restrições e regras do torneio. “As limitações incluem a envergadura da asa, a seleção de materiais e motorização do avião, que deveria decolar com o máximo de carga num comprimento de pista de 30 metros. No final, ficamos muito felizes em saber que todas as horas que dedicamos ao projeto valeram a pena”, declara.
Já para Guilherme Begnini, orientador do projeto, o prêmio coroa a dedicação de cada membro do grupo, permitindo o contato com problemas reais e conceitos da área, que foram aplicados no na construção dos aviões. “Fiquei bastante contente e muito orgulhoso da equipe. Vejo essa conquista como resultado de muita dedicação dos estudantes ao longo de toda a história da equipe, que foi formada há mais de 20 anos. Mesmo com a renovação dos estudantes ao longo do tempo, o grupo conseguiu garantir que todo o conhecimento adquirido fosse transmitido entre as gerações”, comemorou.
O Axé Fly é composto por Allana Bacelar, André Neves, André Ramos, Anna Carolina, Beatriz Reis, Beatriz Silva e Caio Moreira. Assim como, Daniel da Rocha, Dyego Muritiba, Francisco Bautista, Gabriel Assis, Guilherme Dórea, Guilherme Prazeres, Heitor Miranda, João Pedro, Mateus Baqueiro, Matheus Monteiro e Thiago Fascio. Vale lembrar que a viagem à Flórida, contou com parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
*A Nota Bahia
0 comments: