Um vídeo de uma audiência de custódia em Roraima viralizou nas redes sociais, mostrando a juíza Lana Leitão Martins oferecendo café e um casaco a um preso acusado de tráfico de drogas. Durante a gravação, a magistrada demonstra preocupação com o conforto do réu, identificado como Luan Gomes, de 20 anos.
Ao perceber que o custodiado estava tremendo de frio, a juíza interrompe a audiência para garantir que ele se aqueça. Ela pede para tirar as algemas, desliga o ar condicionado, providencia café quente e até mesmo um casaco para o acusado. "Quando o senhor parar de tremer [de frio], a gente continua a audiência", afirma a magistrada.
Embora o vídeo não revele a fonte da gravação, informações preliminares indicam que a audiência ocorreu no novo edifício anexo ao Núcleo de Plantão e Audiência de Custódia (Nupac) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR), em Boa Vista.
A atitude da juíza Lana Leitão Martins tem gerado repercussão nas redes sociais, destacando a humanização do processo legal. O Tribunal de Justiça de Roraima não forneceu detalhes específicos sobre o ocorrido, ressaltando apenas que as audiências de custódia devem respeitar os princípios dos direitos humanos.
0 comments: