O estacionamento das antigas instalações da Ford, em Camaçari, ficou lotado na manhã desta segunda-feira (9) para o lançamento da pedra fundamental da BYD. A montadora chinesa assumiu o parque tecnológico da empresa Americana e fez uma cerimônia em um dos galpões para celebrar a pareceria com a Bahia. A expectativa é que sejam gerados cerca de 5 mil empregos diretos.
O evento começou com apresentação de um grupo cultural de Camaçari que fez os convidados caírem no samba, entre eles o vice-presidente Geraldo Alckmin, e o governador Jerônimo Rodrigues. A BYD vai instalar três unidades fabris em Camaçari, uma de produção de chassis e carros elétricos, outra de pesquisas e a última de processamento de lítio e ferro fosfato. O investimento será de R$ 3 bilhões e a estimativa do governo é de que a produção comece entre o final de 2024 e o início de 2025.
O CEO global da BYD, Wang Chuanfu, contou que a multinacional começou como empresa de baterias e foi ampliando o mercado até se tornar uma das principais produtoras de automóveis do mundo.
"Isso não foi realizado em um dia. Em todos o passos fomos questionados porquê entramos nessa área, mas temos certeza que fizemos a coisa certa porque queremos usar a evolução tecnológica para oferecer uma vida melhor para todos", afirmou.
Durante o evento os veículos produzidos pela empresa ficaram em exposição no palco e no galpão. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) destacou a importância da energia renovável.
"Aqui estamos não encerrando um ciclo, mas agradecendo a oportunidade de estarmos aqui hoje colocando uma pedra fundamental para que possa ser iniciada a construção de uma indústria com um novo modelo de governança ambiental, de cuidado com a classe trabalhadora", disse o governador.
“Hoje aqui há também uma pedra fundamental sendo colocada na construção de uma nova Bahia e um novo Brasil. Estamos falando de uma política inovadora na Bahia de produção de energias renováveis. Eólica, solar, hidrogênio verde, biocombustíveis, biomassa. É uma condução onde podemos ver a produção de energia como um objeto final. De você apertar um interruptor e acender uma luz. De você conectar uma geladeira, uma televisão. Essa é a energia que estamos produzindo“, ressaltou. “É também uma energia meio, que será usada na produção do hidrogênio verde“.
O governador se comprometeu oferecer isenção de IPVA para veículos elétricos de até R$ 300 mil. O vice-presidente Geraldo Alckmin falou em seguida e começou o discurso destacando a redução no desemprego do país e da inflação. Ele disse que o desenvolvimento inclusivo e com sustentabilidade é uma das metas do governo. “Essa é a nova industrialização, é a neoindustrialização, que o presidente Lula lançou, baseada na inovação e na sustentabilidade“, disse ele, lembrando que Lula esteve na China. “A BYD é líder mundial em carros elétricos, na vanguarda da tecnologia, e vai trazer pra cá um dos principais centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Terá aqui do lado, como parceira, o Cimatec, do Senai, um dos grandes centros de pesquisa e inovação. Escolheu muito bem. Esta é uma região de grandes polos industriais. Polo petroquímico“, elencou, ao finalizar a fala parabenizando a Bahia pela chegada da fábrica nova.
*CORREIO
0 comments: