O
ex-chefe da PlayStation, Shawn Layden, está preocupado com o avanço de empresas
como Google, Amazon, Netflix e Apple na indústria dos games — e as considera
como ameaças para o mercado. Ele falou sobre suas preocupações durante o GamesIndustry.biz
Investment Summit, evento que ocorre em Seattle, no estado americano de
Washington.
"Neste
momento, vemos todos os grandes players dizendo: 'Oh, jogos? Estão rendendo
bilhões de dólares por ano? Eu quero um pedaço disso'. E então temos Google,
Netflix, Apple e Amazon querendo ganhar um pedaço e tentando interromper a
indústria", disse Layden.
Para
ele, essas empresas estão buscando abalar as estruturas estabelecidas, seguindo
o exemplo de modificações anteriores em outros setores do entretenimento.
O
executivo, que saiu da empresa em 2019, após 30 anos de casa, elencou o que
considera os três principais desafios da indústria hoje. Primeiro, ele alertou
que aquisições em grande escala e fechamento de estúdios, pode sufocar a
criatividade. Também enfatizou que os crescentes custos de desenvolvimento
representam uma ameaça existencial para a indústria, já que os orçamentos
enormes estão criando pressões insustentáveis para as empresas.
Sobre
as mudanças causadas por empresas de tecnologia no mundo do entretenimento, ele
destacou que a música foi alterada irrevogavelmente quando a Apple convenceu as
pessoas de que o novo padrão seriam 99 centavos por música. Da mesma forma, a
Netflix transformou o cinema ao disponibilizar conteúdo diretamente nas casas
das pessoas.
Layden,
no entanto, diz ter esperança de que a indústria de jogos possa se reinventar
sem depender de big techs externas. Ele notou que algumas empresas
maiores estão percebendo que ter tecnologia não é suficiente para criar jogos
bem-sucedidos, mencionando o fechamento do Stadia, o serviço de jogos em nuvem
do Google, após apenas três anos de operação.
Embora
reconheça que empresas não-endêmicas, como Sony e Microsoft, também entraram na
indústria de jogos, Layden ressaltou que elas entenderam a importância de
trazer expertise em entretenimento desde o início. Sony, por exemplo, formou
uma parceria entre suas divisões de eletrônicos e música para criar a
PlayStation, reconhecendo suas limitações iniciais.
Há
cerca de 25 anos, o executivo lembrou ainda, estúdios de cinema, como MGM, Fox
e Sony Pictures, tentaram entrar na indústria de jogos e falharam. Agora,
gigantes de tecnologia estão seguindo o mesmo caminho, mas Layden alertou que a
indústria de jogos é mais desafiadora do que parece, especialmente para aqueles
que subestimam suas complexidades.
(Fonte:
TudoCelular.com)
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