O governador Jerônimo Rodrigues (PT) condecorou, na noite de sábado (1º), os ex-governadores Paulo Souto e João Durval Carneiro com a “Comenda 2 de Julho – Libertadores da Bahia”. Durante a cerimônia, realizada no Palácio da Aclamação, em Salvador, também foram contemplados com a honraria a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o senador Otto Alencar (PSD) e os ex-governadores César Borges e Jaques Wagner.
Diversas outras personalidades e instituições foram condecoradas também com a Medalha da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, a mais alta honraria do Estado. O título é uma homenagem à atuação destacada em prol da garantia das liberdades públicas, e faz parte das comemorações pelos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, que transcorre neste domingo (2).
De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues, esta é uma forma de os baianos prestarem reverência aos bons exemplos da história. “Este ano, estamos fazendo um conjunto de atividades para que não esqueçamos daqueles que construíram a independência, a autonomia, a soberania do Brasil. E uma delas é medalhar as pessoas que têm histórico de fortalecimento da história da independência do Brasil na Bahia. Temos uma história de resistência e ela não pode ser apagada”, destacou.
Creusa Maria de Oliveira, presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas, foi uma das condecoradas. Para ela, uma grande emoção ter a atuação reconhecida. “A gente sempre participa do 2 de julho, uma data histórica e muito importante para história da Bahia e do Brasil. E ser homenageada com a medalha é um momento histórico. O convite para estar aqui nessa cerimônia foi lindo demais”, afirmou Creuza.
A enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, primeira vacinada da Bahia contra a Covid-19, também foi homenageada. Segundo ela, a medalha representa o marco da luta pela liberdade do povo baiano e brasileiro. “Essa honraria é de todos os profissionais da saúde que, no dia a dia, se dedicam a cuidar da população, que se doam. Eu sou apenas uma representante. Me sinto honrada por estar aqui hoje”.
A Ordem 2 de Julho
Libertadores da Bahia foi instituída pela Lei 11.902, de 20 de abril de 2010. A honraria é simbolizada por uma medalha, em seus três graus de importância – Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi a primeira personalidade homenageada com o mais alto grau do título, a Grã-Cruz, entregue pelo governador Jaques Wagner no dia 22 de julho de 2010.
Medalha
O 2 de Julho é considerado o Dia da Independência da Bahia. Nessa data, o estado comemora a vitória das tropas brasileiras sobre os portugueses e a separação definitiva do Brasil do domínio lusitano.
0 comments: