Familiares de criança que morreu ao ser baleada protestam na BA; menino de 10 anos brincava perto de casa quando foi atingido
Gabriel Silva foi atingido por disparo de arma de fogo no bairro de Portão, em Lauro de Freitas, no domingo (23). Enterro ocorreu nesta segunda-feira (24). Amigos e familiares de Gabriel Silva da Conceição Júnior, menino de 10 anos que morreu após ser baleado em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, fizeram um protesto na cidade nesta segunda-feira (24). Os dois sentidos da Estrada do Coco, uma das principais vidas do município, ficaram bloqueados por cerca de três horas.
A criança foi morta no domingo (23), enquanto brincava perto de casa, no bairro de Portão. Segundo testemunhas, na ocasião acontecia uma ação policial no bairro. O garoto foi enterrado nesta segunda, no Cemitério de Portão, momentos antes do protesto. A manifestação começou por volta de 17h e só foi finalizada às 20h. Neste período, a circulação de veículos na Estrada do Coco foi interrompida devido a queima de galhos, pneus e outros objetos. Além disso, as vias marginais que dão acesso a outras áreas de Lauro de Freitas também foram bloqueadas.
No decorrer do protesto, alguns estabelecimentos comerciais foram fechados, inclusive uma farmácia que fica na Estrada do Coco sentido Litoral Norte. Por volta das 17h25, o grupo sentou na rodovia e cantou músicas cristãs.
A Polícia Militar acompanhou o ato. Quem passou pela região encontrou congestionamento.
Posicionamento da Polícia Militar
Sobre o caso do menino Gabriel, por meio de nota a Polícia Militar (PM) informou que, de acordo com informações da 52ª CIPM, uma guarnição da unidade realizava o patrulhamento da localidade conhecida como Portão, quando se deparou com um indivíduo em atitude suspeita que, diante da aproximação dos policiais, efetuou disparos, sendo que outros homens armados se juntaram ao primeiro atirando contra os militares. Os PM's revidaram e equipes da CIPT Rondesp RMS chegaram para apoiar a equipe que já se encontrava no local, os indivíduos fugiram e o policiamento foi reforçado na região.
Ainda de acordo com a PM, após o ocorrido, os militares foram informados que uma criança de 10 anos, ferida por disparo de arma de fogo, deu entrada no Hospital Geral Menandro de Faria, onde recebeu atendimento médico. De acordo com a nota, o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Posicionamento da Polícia Civil
Segundo a nota enviada pela Polícia Civil, o Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) investiga a morte de Gabriel Silva da Conceição Júnior, de 10 anos, vítima de disparo de arma de fogo no último domingo (23). Ele foi atingido próximo à sua residência, em Portão, naquele município. A criança chegou a ser atendida no Hospital Geral do Estado, mas não resistiu aos ferimentos. As primeiras diligências de apuração do caso foram realizadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, e uma unidade territorial seguirá com a investigação.
0 comments: