Ao pousar na Lua em 1969, os
americanos Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram com seus próprios pés no astro
que alimentou as fantasias da humanidade por anos.
"Um imaginário envolvendo a
lua muito poderoso atravessou os séculos, até que o sonho se tornou
realidade", resume o astrofísico Jean-Pierre Luminet.
Seja na literatura, na poesia ou no
cinema, o satélite da Terra foi objeto por mais de 15 séculos, desde a
antiguidade até a década de 1940, de expedições imaginárias, cada vez mais
fantasmagóricas.
À Lua se viajou em uma onda durante
uma tempestade em "História Verdadeira" de Luciano de Samósata no
século II; com a ajuda do orvalho em "Viagem à Lua" de Cyrano de
Bergerac, em 1657; ou mesmo em um barco voador em "As Aventuras do Barão
de Münchhausen", em 1785.
E nela estavam os demônios de
"Somnium", do astrônomo alemão Johannes Kepler (1634); cogumelos
gigantes, como no filme poético de Méliès "Viagem à Lua", de 1901; e
selenitas (o nome dos supostos habitantes do satélite terrestre) que viviam na
Lua de H. G. Wells em "Os primeiros homens na Lua".
Mas tudo tem seu fim: a realidade
finalmente alcançou a ficção científica, que se revelou racional e premonitória
em obras como "Da Terra à Lua", de Jules Verne (1865), onde se
menciona a propulsão, ou no filme "A Mulher na Lua", de Fritz Lang
(1929), e a história em quadrinhos "Rumo à Lua: as aventuras de
Tintim", de Hergé (1950), em que apareceram os foguetes.
"Desde os anos 1930-1940, os
avanços na indústria aeroespacial começaram a se concretizar. A viagem à lua
passou a ser algo verossímil e o imaginário lunar ganha contornos claros",
explica Natacha Vas Deyres, professora de Letras da Universidade de
Bordeaux-Montaigne.
E mais ainda, depois de
"percebemos que a Lua era um astro completamente morto, que não havia
muito o que fazer, exceto, é claro, avanços científicos", diz Jean-Pierre
Andrevon, escritor de ficção científica.
É neste momento que Marte assume a
dianteira, com obras como "As Crônicas Marcianas", do americano Ray
Bradbury (anos 1940), "Life on Mars?", o sucesso de David Bowie
escrito no final dos anos 1960, a trilogia sobre Marte de Kim Stanley Robinson
dos anos 1990 ou ainda "Perdido em Marte" de Ridley Scott, em 2015.
- 1969, entrada na cultura pop -
"À medida que exploramos,
expandimos os lugares onde situamos coisas extraordinárias", explica o
astrofísico Roland Lehoucq, presidente do festival internacional de ficção
científica Les Utopiales.
Em 20 de julho de 1969, o grande
passo para a humanidade terminou com o imaginário lunar?
De maneira nenhuma: "Depois de
1969, a Lua se tornou um objeto da cultura pop, dos mangás, das séries de
televisão...", comenta Natacha Vas-Deyres, que cita a série "Espaço:
1999" (1975-1977), "uma verdadeira série que marcou o imaginário da
ficção científica".
"E a aventura continua"
com Grendizer (de 1975 a 1977), "o mais poderoso dos robôs" e o
primeiro mangá animado. A Lua se torna um campo militar extraterrestre que deve
ser destruído.
E mesmo se viajar para a Lua já não
faz sonhar a tantos, o satélite não deixou de ser um solo fértil para alguns
autores.
"Nós passamos a fantasiar com
uma Lua cheia de homens vivendo sob cúpulas, em bases pressurizadas, etc. O que
todo mundo tem em suas cabeças é a parte lunar de '2001: Uma Odisseia no
Espaço' (1968), de Stanley Kubrick", lembra Jean-Pierre Andrevon.
Outros fantasiam com o lado oculto,
como Pink Floyd e seu "The Dark Side Of The Moon" (1973), o álbum
mais vendido do grupo.
A Lua também oferece a
possibilidade de imaginar o futuro da Terra. O astro explode por causa dos
experiências militares de Georges-Jean Arnaud nos quadrinhos "La Compagnie
des glaces) (1980-2005) e nos convida a refletir sobre a clonagem e
inteligência artificial no filme "Moon" DE Duncan Jones ( 2009) e
sobre o colonialismo em "Revolta na Lua" (Robert A. Heinlein, 1966).
"Na ficção científica,
independente do que façamos ou onde vamos, mesmo nas galáxias mais distantes,
sempre colocamos problemas terrestres: a diferença, a luta pelo poder, a
guerra, a colonização...", aponta Jean-Pierre Andrevon.
Algumas questões estão se somando
como a mudança climática e o fim da civilização "desde que nos tornamos
seriamente conscientes do que nos espera", acrescenta o escritor.
(Fonte: AFP
/ *Edição OutroOlharInfo)
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