As movimentações recentes do STF mostram que o inquérito aberto por Toffoli para apurar ataques à Corte vê a censura com bons olhos.
A determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que sites retirem do ar uma reportagem sobre o presidente da Corte, Dias Toffoli, é alarmante e coloca o Brasil em contato com a censura depois de algumas décadas livres desta mazela.
“Estamos diante da situação mais grave dos últimos tempos”, frisou a jurista Janaina Paschoal, nesta terça-feira (16), em publicação no Twitter.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) comparou o inquérito do STF a um novo Ato Institucional Número Cinco (AI-5):
“Toffoli e Alexandre de Moraes fabricaram para si um AI-5: falou mal deles, dançou! Não é possível que, em plena democracia, dois juízes se comportem assim, aterrorizando a cidadania, transformados suas togas negras em capuzes de carrascos da sociedade!”
E, através da rede social Twitter, acrescentou:
“Ninguém escapa do AI-5 do Supremo: jornalistas, ativistas e até generais! Já já chegarão aqui no Senado, porque o coro de insatisfeitos só aumenta. Precisamos dar um basta nos desmandos desta fração que sequer representa a maioria do STF, mas que se acha a própria encarnação do poder.”
*RENOVA MÍDIA / edição Outro Olhar Amargosa
0 comments: