Profissionais de veículos da grande mídia brasileira estão parabenizando uma jornalista da Folha por um prêmio falso divulgado por perfil paródia no Twitter.
Tudo começou com um tuíte do usuário @monicabengamo no Twitter.
O perfil aparenta ter viés humorístico, uma espécie de paródia da jornalista da “Folha de S. Paulo“, Mônica Bergamo.
A mensagem original foi publicada na sexta-feira (14) às 16h40 (horário de Brasília). Após a publicação desta matéria o perfil @monicabengamo foi suspenso pelo Twitter.
“A competente colega Patrícia Campos Mello acaba de ganhar o Prêmio Folha Brasileiro do Ano 2018. O Prêmio a reconheceu como “Guardiã da Verdade”, afirmava o perfil.
A Renova fez uma pesquisa no perfil original da jornalista na rede social Twitter, mas não encontrou mensagem semelhante. Buscas no Google também não retornam nenhum resultado sobre o tal “Prêmio Folha Brasileiro do Ano 2018”.
Na verdade, não é preciso muito esforço para perceber que a mensagem é uma piada. Mônica Bergamo tem o perfil verificado no Twitter, a conta paródia não. Uma marca azul ao lado do nome confirma a identidade de pessoas consideradas “relevantes” pelo microblog.
No entanto, apesar destes vários detalhes, alguns jornalistas da grande mídia, na ânsia de demonstrar todo seu corporativismo, não tiveram a capacidade de perceber que a mensagem era falsa.
Não seria a checagem das fontes uma tarefa básica para todo jornalista?
Segue abaixo alguns exemplos:
- Miriam Leitão
- Chico Pinheiro
- Xico Sá
0 comments: