O filosofo alemão uma vez disse que “A arte é a única força superior contraposta a toda vontade de negação da vida”.
Aqui estão 15 filmes influenciados pelas ideias filosóficas de Nietzsche, como a moralidade mestre-escravo, a vontade do poder, Apolo vs Dionísio, o Übermensch, ressentimento e eterno retorno.
De Taste of Cinema
15. O Advogado do Diabo
Kevin Lomax (Keanu Reeves) é um homem de sucesso dentro e fora do tribunal. Um jovem advogado de defesa que nunca perdeu uma causa, por pior que seja o crime cometido por seus clientes. John Milton (Al Pacino) é o misterioso e brilhante presidente de uma poderosa firma de advocacia com interesses e clientes no mundo inteiro. O que há de comum entre esses dois homens? Uma tentadora oferta de trabalho, a chance de alcançar o sucesso de uma vez por todas e um segredo que irá transformar a vida de Kevin em uma viagem ao inferno.
O confronto entre Vontade de Poder e Vontade de Prazer (Dionísio) no filme é épico, inesquecível e um problema real dos tempos modernos.
14 – Hitler – A Ascensão do Mal
“Hitler – A Ascensão do Mal” é um filme feito para TV (produzido pela CBS) e sem dúvida foi uma das obras que mais detalhou a vida do ditador alemão no período anterior a Segunda Grande Guerra, desde a infância até a tomada do poder pelo partido Nazista, em 1933.
A história de Hitler é uma aplicação monstruosa da Vontade de Poder. Os nazistas explicaram a filosofia de Nietzsche com seus próprios termos o que fez com que o filósofo fosse esquecido por vários anos após a guerra. Walter A. Kaufmann fez um excelente trabalho de restauração dos valores e dos conceitos filosóficos de Nietzsche.
13 – Feitiço do Tempo
Um repórter de televisão (Bill Murray) que faz previsões de metereologia vai à uma pequena cidade para fazer uma matéria especial sobre o inverno. Querendo ir embora o mais rapidamente possível, ele inexplicavelmente fica preso no tempo, sendo condenado a repetir sempre os eventos daquele dia.
O estimulo do Eterno Retorno é óbvio, compreende a história do filme. Amor Fati é a razão pela qual Phil vive o mesmo dia por vários anos até aceitar seu destino. Em aceitá-lo ele não tenta mudar essa nova realidade.
12 – Manderlay
Após deixarem para trás a cidade de Dogville, Grace (Bryce Dallas Howard) e o pai (Willem Dafoe) acabam por acaso nos portões da fazenda de Manderlay, no sul dos Estados Unidos. Lá Grace descobre uma estrutura escravagista em pleno funcionamento, apesar de estarmos em 1933, quando já fora abolida a escravatura. Ela se envolve então nas relações entre os empregados negros e seus patrões, apenas para descobrir que os laços que regem estas relações são bem mais complexos do que ela pensava.
Há a moralidade mestre-escravo. Os escravos foram tratados como escravos por tanto tempo que uma apresentação imediata de liberdade e valores semelhantes podem parecer errado para eles. Como se pode ter tanta certeza de que o que nós consideramos ser os valores de liberdade e de democracia são tão justos como eles dizem ser?
11 – Flores Partidas
Don Johnston (Bill Murray) é um solteirão convicto, que terminou recentemente mais um namoro. Repentinamente ele recebe uma carta cor-de-rosa, que diz que ele possui um filho de 19 anos. Surpreso e curioso, Don decide então partir pelos Estados Unidos em busca do filho desconhecido.
Os quatro confrontos com suas amantes do passado têm a mesma estrutura, ainda que aparentam ser totalmente diferente. Cada encontro é pior do que o último, mas a reação de Don é quase a mesma. É uma espécie de eterno retorno, em que os eventos não se repetem de forma idêntica, mas permanecem semelhantes entre si. Niilismo pode ser nome do meio de Don Johnston.
O filme considera a percepção de si mesmo e do comportamento depois de exceder as normas morais da sociedade. No mundo de Don, tudo é permitido, mas ele não considera mais esse tipo de liberdades. Cada uma das mulheres tem a mesma importância para Don. Cada uma delas pode ser a autora da carta. Em um eterno retorno, cada opção é uma possibilidade.
10 – Fonte da Vida
Na Espanha do século 16, o navegador Tomas Creo parte para o Novo Mundo em busca da lendária árvore da vida. Nos tempos atuais a mulher do pesquisador Tommy Creo está morrendo de câncer, mas ele busca desesperadamente a cura que pode salvá-la. Uma terceira história une as duas primeiras: no século 26, o astronauta Tom finalmente consegue a resposta para as questões fundamentais da existência
A Fonte da Vida concentra-se no conceito de eterno retorno de Nietzsche. É o mesmo caso que continua a repetir-se infinitas vezes, dentro de uma gama infinita de espaço. Tomas, Tom e Tommy estão atuando em diferentes tempos e lugares, buscando o mesmo objetivo, A Árvore da Vida. Todos eles temem a morte, e todos eles trabalham tão duro para derrotar a morte que se esquecem de viver.
9 – Festim Diabólico
Na cidade de Nova York, Brandon e Phillip assassinam seu amigo David, por considerarem-se superiormente intelectuais em relação a ele. Com toda a frieza e arrogância, resolvem provar para eles mesmos sua habilidade e esperteza: esconderão o cadáver em um grande baú, que servirá como mesa e estará exposto no meio da sala de estar do apartamento deles, durante uma festa que realizarão logo em seguida.
Rupert tinha feito um debate na escola sobre Übermensch de Nietzsche. A discussão levou Brandon e Phillip a matarem um inocente . O Übermensch cria novos valores. Ele se eleva acima dos conceitos de bem e mal. Quando Rupert descobre a verdade, ele sente vergonha de ser a causa deste crime macabro.
De facto, este é o conceito de Übermensch explicado pelos nazistas, bem como o Übermensch visto hoje na cultura popular. Zaratustra, porém, disse que o Übermensch é alguém que supera homem, alguém que cria algo além de si mesmo. Pegar uma arma e matar alguém não é provavelmente o que Nietzsche estava falando quando escreveu sobre essa criatura superior.
De facto, este é o conceito de Übermensch explicado pelos nazistas, bem como o Übermensch visto hoje na cultura popular. Zaratustra, porém, disse que o Übermensch é alguém que supera homem, alguém que cria algo além de si mesmo. Pegar uma arma e matar alguém não é provavelmente o que Nietzsche estava falando quando escreveu sobre essa criatura superior.
8 – O Triunfo da Vontade
O congresso Nacional-Socialista alemão de 1934 é documentado de maneira impressionante pela cineasta Leni Riefenstahl. No início, um bimotor desce dos céus, Adolf Hitler sai sorridente e é ovacionado pela multidão. Tudo é gigantesco: são paradas, desfiles monumentais e discursos para um público em total catarse. Um espetáculo cinematográfico hipnótico e terrificante que retrata, com imagens fortes, toda a pompa (e a barbárie) do regime nazista.
Leni Riefenstahl – Cineasta oficial do partido Nazista, ao qual nunca se filiou, Leni dispôs de grandes recursos para realizar este documentário e criar efeitos grandiosos. Ela dirigiu também Olimpíadas (Olympia), sobre os jogos Olímpicos de 36, em Berlim, cidade onde nasceu.
Uma artista completa, Leni era bailarina, atriz e sabia dirigir, editar, produzir e escrever.
Trabalhou com foto-jornalismo durante a Segunda Guerra Mundial e foi presa pelos aliados e acusada de fazer propaganda nazista. Desde 52, quando foi inocentada, tem colocado novamente seu grande talento e criatividade a serviço do jornalismo.
Uma artista completa, Leni era bailarina, atriz e sabia dirigir, editar, produzir e escrever.
Trabalhou com foto-jornalismo durante a Segunda Guerra Mundial e foi presa pelos aliados e acusada de fazer propaganda nazista. Desde 52, quando foi inocentada, tem colocado novamente seu grande talento e criatividade a serviço do jornalismo.
Como qualquer outro evento que tem a ver co Hitler mostrará exemplo claro de Vontade de Poder, Lembrando que Força e Poder são conceitos diferentes.
7 – Clube da Luta
Um explosivo sofredor de insônia (Edward Norton) e um carismático vendedor de sabonete (Brad Pitt) canalizam agressão primitiva masculina transformando-a em uma nova e chocante forma de terapia. Seu conceito pega, e formam-se diversos clubes da luta clandestinos em cada cidade, até que uma mulher sensual e excêntrica (Helena Bonham Carter) entra na jogada e desencadeia uma situação fora de controle rumo ao caos.
Se você tomar cuidado e perceber todos os detalhes deste filme, o final pode não ser uma grande surpresa. O conceito filosófico claramente explorado através do filme é o Übermensch, o novo homem que corajosamente cria além de si mesmo, desdenhando a moralidade da sociedade, e confiando apenas em seu próprio ponto de vista moral. O confronto moral entre mestre-escravo pode ocorrer dentro de uma única pessoa e em uma única mente.
6 – Apocalypse Now
Capitão (Martin Sheen) tem a missão de encontrar e matar coronel (Marlon Brando), que aparentemente enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos.
O homem é os dois lados de uma moeda. Um ex-Apollo que não gosta mais de ser um herói e deseja se tornar um Dionísio, lutando para sentar no trono de Apollo. É tudo sobre a bela dicotomia intelectual entre Dionísio e Apolo, constantemente ganhando e perdendo terreno contra o outro. Qualquer um dos dois não tem sentido sem a presença do outro.
Este filme foi altamente influenciado pela obra de Werner Herzog Aguirre, a Cólera de Deus.
5 – Cidadão Kane
A ascensão de um mito da imprensa americana, de garoto pobre no interior a magnata de um império dos meios de comunicação. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.
Não há nenhuma verdade objetiva, Kane é guiado pela Vontade de Poder. Ele é como um Deus a partir da perspectiva dos outros, mas a partir de sua própria perspectiva ele não sabe mais quem ele. Os valores coletivos podem não ter nenhum significado importante em comparação com a própria vontade. Assim, vivendo em uma casa que a maioria das pessoas só podiam sonhar, Charles Foster Kane considera que Rosebud é a única coisa que ele deseja.
4 – Dogville
Anos 30, Dogville, um lugarejo nas Montanhas Rochosas. Grace (Nicole Kidman), uma bela desconhecida, aparece no lugar ao tentar fugir de gângsters. Com o apoio de Tom Edison (Paul Bettany), o auto-designado porta-voz da pequena comunidade, Grace é escondida pela pequena cidade e, em troca, trabalhará para eles. Fica acertado que após duas semanas ocorrerá uma votação para decidir se ela fica. Após este “período de testes” Grace é aprovada por unanimidade, mas quando a procura por ela se intensifica os moradores exigem algo mais em troca do risco de escondê-la. É quando ela descobre de modo duro que nesta cidade a bondade é algo bem relativo, pois Dogville começa a mostrar seus dentes. No entanto Grace carrega um segredo, que pode ser muito perigoso para a cidade.
O ponto do filme, como Lars alegou pessoalmente, é que “o mal pode surgir em qualquer lugar.” Em outras palavras, o ponto do filme é a filosofia básica de Nietzsche, Além do Bem e do Mal e Genealogia da Moral.
Mais uma vez vemos a moralidade mestre-escravo. Todo homem deve ser guiado por suas leis internas, mas quando senhores e escravos se invertem, haverá consequências dramáticas pesados porque eles não estão respeitando as suas leis internas.
Grace aparece pela primeira vez no filme como mestre e os habitantes da cidade Dogville como “escravos”. Depois de mudar de posições, eles finalmente revelam o que eles realmente são.
3 – O Sacrifício
Alexander, um jornalista e ex-ator e filósofo, diz ao filho pequeno como ele está preocupado com a falta de espiritualidade da humanidade moderna. Na noite de seu aniversário, a terceira guerra mundial irrompe. Em seu desespero Alexander transforma-se em uma oração a Deus, oferecendo seu tudo para que a guerra não tenha realmente acontecido.
O detalhe mais confuso do filme é a estranha sequência de eventos quando Alexander reza a Deus e passa uma noite com a bruxa. O mundo foi salvo, mas a quem devemos atribuir este milagre? Otto menciona o anão de Nietzsche no início do filme. “Toda a verdade é torta”, diz o anão para Zaratustra, acrescentando que “o próprio tempo é um círculo.” A lenda de Kolov não é um detalhe acidental. Ele apresenta o eterno retorno.
Então Alexander está oferecendo um presente, o presente final para a humanidade através de seu sacrifício além-humano. Tarkovsky apresenta o eterno retorno como um antídoto ao niilismo.
Todo o filme permanece aberto a interpretações profundas. Tarkovsky contempla o homem que faz algo além de si mesmo. Em última análise, o resultado é o mesmo se a causa era Deus ou a bruxa.
2 – Napoleão
Pelas suas modernas técnicas narrativas e de filmagem, o filme de Abel Gance é considerado um dos mais memoráveis filmes mudos da história. Mostrando desde a infância de Napoleão até a invasão da Itália pelo exercito francês em 1797, a cinebiografia seria a primeira de uma série de seis filmes, que não chegaram a ser realizados.
Napoleão é provavelmente a figura mais típica que manifesta vontade de poder de Nietzsche. Neste filme maravilhoso, Napoleão é uma presença energética cuja própria aparência proclama “Eu mereço meu prestígio!”
Napoleão ao longo de sua vida alcança o poder que tanto desejou.
1 – O Cavalo de Turim
Turim, 3 de Janeiro de 1889. O filósofo Friedrich Nietzsche sai de casa. Ali perto um camponês luta com a teimosia do seu cavalo, que se recusa a obedecer. O homem perde a paciência e começa a chicotear o animal. Nietzsche aproxima-se e tenta impedir a brutalidade dos golpes com o seu próprio corpo. Naquele momento perde os sentidos e é levado para casa onde permanece em silêncio por dois dias. A partir daquele trágico evento Nietzsche nunca mais recuperará a razão, ficando aos cuidados da sua mãe e irmãs até ao dia da sua morte, a 25 de Agosto de 1900. Partindo deste evento, o filme tenta recriar o percurso do camponês, da sua filha, do velho cavalo doente e a sua existência miserável.
Ao contrário de todos os outros filmes nesta lista, O Cavalo de Turim não é apenas influenciado pela filosofia de Nietzsche, mas retrata a causa desta tremenda filosofia: o peso da existência humana. Os tiros repetitivos são tiros da vida real. Um homem, sua filha, e seu cavalo lutando para sobreviver em um mundo que tem muito em comum com um mundo pós-apocalíptico.
O Eterno Retorno aqui não é algo estranho ou desumano. O niilismo vem de alguns personagens simples. Não existe nenhuma barreira entre o mundo dos personagens e do público. O que você vê no filme é o que você pode ver todos os dias.
O visitante dá à menina uma cópia da Anti-Bíblia. Expandindo o pensamento de Nietzsche que a culpa da decadência do homem não é culpa só de Deus, mas de Deus e do Homem.
Bela Tarr disse que o visitante que vem para o homem e sua filha foi “uma espécie de sombra de Nietzsche”.
De Taste o Cinema
Incrível análise dos filmes e as analogias da filosofia de Nietzsce e a arte.
ResponderExcluirApreccie.