Uma ideia muito interessante surgiu esta semana no Facebook.
Criada no dia 17/01/2014 por Toinho Castro, a página Rio $urrealdivulga e boicota preços extorsivos praticados por bares, restaurantes, lojas e ambulantes no Rio de Janeiro, cidade-sede da Copa do Mundo de 2014 e onde ocorrerão as Olimpíadas de 2016.
Moeda carioca: surreal
A nota abaixo, extraída do jornal carioca O Globo (na coluna Gente Boa), resume bem esta ideia (foto: Edson Cerqueira).
Surrealismo
Os preços em cidades como Rio de Janeiro estão tão surreais que Patrícia Kalil, inspirada na página do Rio $urreal resolveu criar a nova moeda dos cariocas, o Surreal ou Surreais, substituindo a Efígie da República estampadas nas cédulas de real, pelo rosto do pintor surrealista Salvador Dalí (ficou ótimo) ;-)
Nome aos bois
Sem medo de dar nome aos bois, a página apresenta posts como este:
Ou o post a seguir:
Realmente, esses preços são surreais! ;-)
Censura
Provavelmente, em breve, donos furiosos de estabelecimentos tentarão censurá-lo no Facebook. Mas espero que iniciativas como esta continuem, e se espalhem cada vez mais por esse país!
O poder do boicote
Como já expliquei em diversos vídeos e livestreamings no Canal do Otário, o boicote é a arma mais eficiente que o consumidor possui. É a seleção natural agindo de forma plena!
Empresas que prestam serviços muito caros ou de má qualidade, quando são boicotadas, só existem duas alternativas: morrer ou adaptar-se. Em ambos os casos, o consumidor é o maior beneficiado, pois, caso a empresa morra, ela dará espaço para que outras empresas mais competitivas e eficientes apareçam. E, caso ela consiga se adaptar, os preços ficarão menores e os serviços terão melhor qualidade.
Este mesmo raciocínio deve ser aplicado aos políticos. Apesar de todas as falhas existentes no sistema eleitoral brasileiro (leia mais informações aqui), se o eleitor boicotar os políticos ruins, aos poucos os políticos honestos surgirão e, quem sabe um dia, teremos um país onde possamos realmente nos orgulhar.
Não confunda
Para finalizar, uma frase extraída da página Rio $urreal:
Não confunda boicotar com calotar.Seja honesto.Consumiu, tem que pagar.Avalie antes de consumir se o preço é abusivo. Se for, não pague [nem entre]!”
Boicote!
Apenas completando o diálogo apresentado na nota do jornal, no início deste post:
- “Quanto custa esta água, moço?”
- “Cinco Surreais!!!”
- Não, obrigado ;-)
Fonte: Otário Anonymous
0 comments: