Crédito: Shutterstock.com
Antes de iniciar a pesquisa, os bolsistas do doutorado pleno terão direito a um curso de alemão pelo Daad
A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e o Daad (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), vai selecionar estudantes brasileiros interessados em desenvolver sua formação na Alemanha, de forma fracionada ou integral. As inscrições vão até 18 de março.
O objetivo do programa é apoiar candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica para realização de doutorado pleno, doutorado duplo e doutorado sanduíche no país europeu.
As inscrições podem ser feitas na página do CNPq na internet. O formulário eletrônico está disponível naplataforma Carlos Chagas. Além desse formulário, os candidatos devem enviar também cópias da documentação ao escritório do Daad, no Rio de Janeiro.
Antes de iniciar a pesquisa, os bolsistas do doutorado pleno terão direito a um curso de alemão pelo Daad, vinculado ao BMBF – Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha. A duração será estabelecida conforme o nível de conhecimento do idioma, a área de pesquisa e as condições e pré-requisitos da universidade anfitriã. Já os candidatos a doutorado sanduíche e doutorado duplo só terão acesso ao curso se a permanência no país for igual ou superior a dez meses.
O projeto deve incluir o período planejado para sua execução, excluindo o tempo de realização do curso de língua. Para as candidaturas de duplo doutorado, o cronograma deve ser ainda mais específico e detalhar todas as etapas do projeto a serem realizadas no Brasil e na Alemanha.
As propostas devem ter uma versão em português e outra em inglês ou alemão. Serão consideradas pela comissão de seleção informações como a importância do projeto de pesquisa, a integração do candidato no grupo de pesquisa na Alemanha e a existência de uma vaga de trabalho à disposição do bolsista na universidade, entre outras.
A concessão das bolsas será estabelecida seguindo os critérios específicos de cada uma das agências. A seleção dos candidatos será feita por uma comissão mista formada por consultores e representantes das três instituições financeiras do programa. O processo será feito em três etapas, sendo duas análises, documental e de mérito, entre abril e maio, e uma entrevista a ser realizada na segunda quinzena de maio.
Mais informações estão disponíveis na página da chamada.
Fonte: Universia Brasil
0 comments: